Recado

Ajude sempre, oriente sempre, cuide sempre, o bem que queremos, começa a partir de nós e nossas ações!

18.10.22

Por que preciso entender de direito?

Fala engenheiro, tudo bem?

Neste artigo abordaremos a ideia do Direito, nos últimos meses tenho estudado direito, direito administrativo, direito constitucional, direito do consumidor, direito tributário. E pensei sobre não falarmos disso e nem encorajarmos de forma correta uns aos outros sobre direito.

Por que devemos entender de direito?

Se você é profissional liberal, você deve entender de direito seja ele qual for para orientar o seu cliente e também para lhe prestar um serviço em conformidade com o que exige a lei.

Não podemos negar o desconhecimento da lei, para desobedecê-la. Eu sinceramente acredito na intenção das leis, que as mesmas foram feitas para organizar a nossa vida em sociedade, e lembre-se todos temos direitos e o seu direito termina aonde começa o meu.

De que forma devemos olhar o direito?

Eu sei que muitos de nós olhamos de forma reativa aos direitos, mas olhemos o mesmo com respeto, o mesmo respeito que desejamos para nós mesmos. Eu leio muito sobre direito nos últimos meses, e tenho entendido que a forma como o olhamos poderá tornar a obediência dos direitos melhor e até mais aprezível. Se a lei diz que tenho que pagar um tributo, não adianta eu dizer que não tenho recurso, então devo ser responsável e cancelar o serviço antes do tributo ser cobrado ou até depois, mas devo ter certeza de que seria cobrado, não adiante reclamar. Olhe o direito de maneira responsável, você respeita e cumpre a menos que ele seja abusivo de alguma forma, voce terá de atender ao direito.

Quais direitos e materias relacionadas preciso conhecer?

Você enquanto pessoa precisa conhecer a Constituição Federal, Direito Administrativo (só pra ter uma ideia de como funciona a administração pública), Direito tributário (bem resumido e básico), Direito Previdenciário da mesma maneira que o Tributário, o Código de Defesa do Consumidor, ah não faz parte diretamente da questão de direito, mas faz parte da raiz de tudo, a Ética profissional.

Aos ler você inclusive, em determinados momentos poderá evocar o seu direito por exemplo de consumidor, eu mesma já o fiz algumas vezes.

Precisamos de uma sociedade mais justa e solidária, aprenda a ensinar antes de cobrar.

Ah, lembrando que estudar direito não te torna mais inteligente, mas te torna mais consciente sobre o seu direito e o direito dos demais.

Até o próximo artigo.

Aproveito a oportunidade e te convido a conhecer as nossas indicações de ebooks separados para a nossa rede de netrworking de engenharia.

Aproveito a oportunidade e te convido a conhecer as nossas indicações de planilhas de cálculo e dimensionamento separadas para a nossa rede de netrworking de engenharia.

Venha conhecer e participar da nossa rede!

Participe dos nossos grupos no telegram

Engenharia Civil Classificados

Mercado Livre de Engenharia Civil

Postagens mais visitadas